sexta-feira, 21 de março de 2008

Quartier Latin

Antes de mais tenho que pedir desculpa pelo atraso na publicação de mensagens mas entre trabalho, supermercado, pensar no que cozinhar, etc... gasto quase o meu tempo todo e com o cansaço não consigo manter o blog sempre updated. No entanto, sempre que possivel tento contar o que se passou nos dias em que não foi possivel escrever um novo post. Hoje é um desses dias porque vou descrever como foi o meu Domingo passado. Decidi então ir passear mais um pouco e desta vez fui ao Quartier Latin (para os que não sabem, é um bairro nas margens do Sena). Depois de passar na incontornável Boulevard St. Michel cheguei à igreja de St-Séverin. Foi no cemitério desta igreja, que hoje é um jardim, que aconteceu, espantem-se, a primeira operação renal do mundo, em 1474 (!).



A igreja de St-Séverin


Depois de andar e andar, deparei-me com La Sorbonne que é a sede da Universidade de Paris, num edifício espantoso, aliás como a maior parte dos edifícios de Paris! Apesar de (já) estar gelada continuei o meu passeio, até encontrar o Panthéon (Panteão), mais uma vez, fantástico!



Panthéon


Dentro do Panteão é de salientar a cripta onde, entre imensas colunas, estão sepultados muitos franceses célebres. Enquanto continuava o meu passeio, encontrei, por acaso, uma outra igreja com fachadas fntásticas, que depois percebi ser St-Étienne-du-Mont. Entrei para ver a Igreja, e por acaso estava a decorrer uma missa que para meu grande espanto estava a ser celebrada em Inglês!! Sentei-me num dos poucos lugares livres e assisti ao resto da missa. Depois percebi que existe ali nas redondezas uma forte comunidade Irlandesa e que neste dia estavam a celebrar o St. Patrick's Day e daí a explicação para a Igreja estra repleta de pessoas com aparência não francesa, digamos assim! No final tivemos o privilégio de assistir a uma demonstração de gaita de foles porque estavam presentes dois oficiais do exército Irlandês. Sem palavras!




A Igreja de St-Étienne-du-Mont

A música do oficiais irlandeses

0 comentários:

 
design by suckmylolly.com