terça-feira, 3 de junho de 2008

Que semana...

Na passada semana aconteceram coisas muito culturais cá em casa! Na 3a feira foi a Vernisage onde os residentes da RAG e da casa da Suécia viram expostas as suas obras-primas fruto de uma tarde de calor e pintura intensos no jardim. Devo dizer que alguns quadros eram verdadeiramente bons! Claro que uma vernisage como deve ser tem sempre um buffet e música. A nossa não foi excepção! Na parte portuguesa claro que não faltaram os pasteis de nata, ou natas como se diz na minha terra, e o vinho e da parte sueca havia umas almôndegas óptimas, salsichas e algo mais que já não me lembro, tudo vindo do IKEA :D
E na música tivemos um pianista e um oboista.



Na 4a feira fomos jantar e ao cinema nos Champs Élysées (uuuuh!). E qual foi o filme? Pois claro não podia deixar de ser o Indiana Jones. Foi bom, ao fim de tantos anos ver mais uma saga do Indy. O Harrison Ford continua óptimo e se calhar melhor do que antes, mas devo dizer que achei o filme demasiado sobrenatural, aqueles aliens não me convenceram! No entanto tem óptimos efeitos especiais e paisagens de cortar a respiração, mas ficou aquem das minhas expectativas.

O resto da semana passou com muito trabalho no lab, mas ainda houve tempo para aproveitar o dia de horário alargado e visitar com o Pedro o memorial da Shoah (termo hebreu que significa catàastrofe), ali mesmo no bonito Marais. Para quem não sabe do que se trata, é um espaço em memória das vítimas do holocausto, com especial ênfase nas vítimas francesas. O espaço tem imensa informação e chega a "personificar" a história devido a várias referências individuais de pessoas que viveram estes tempos. Eu já sou sensivel a esta temática e portanto saí de la um pouco perturbada. Especialmente depois de ver o muro com o nome de todas as pessoas deportadas e uma outra parede que continha fotos das crianças. Enfim, teve o efeito desejado que era não esquecer... Não para esquecer mas para matar a fome fomos à Moufettard experimentar umas Galettes do "Au Petit Grec" muito afamado por estes lados. E a fama não era em vão porque eram realmente fantásticas!


E finalmente chegou o fim de semana. Na 6a à noite o Zé fez um jantar delicioso para mim e para a Andreia e depois fomos aproveitar o tempo agradável para ir à pelouse, que ultimamente tem sido o meu passatempo favorito :)


No Sábado resolvi fazer um jantarinho para uma pequena "sociedade". O prato escolhido foi bacalhau com natas porque tinha trazido bacalhau quando estive há pouco tempo em Portugal. Acho que todos ficaram satisfeitos com a iguaria, não é por ter sido eu a fazer mas acho que estava muito bom!
Depois do jantar fomos sair para um barzinho muito engraçado no Odéon que tinha uns sofas e uma decoração muito gira, ah e umas bebidas caras também, como é normal em Paris. Preços à parte, acabei por desperdiçar um pouco do meu Cosmopolitan chiquérrimo em cima do meu casaco...


No Domingo, como era o primeiro do mês havia alguns museus com entrada gratuita por isso aproveitei para ir conhecer o Musée Delacroix, que na verdade é a casa onde o pintor viveu, e o Musée Picasso. Apesar de serem museus mais pequenos e de não terem as principais obras que estão espalhadas por vários museus como o Louvre, gostei bastante porque são também mais intimistas, especialmente o Delacroix. E mesmo ao pé do Musée Picasso, no Marais (sim, outra vez!) encontramos um café mesmo muito giro (e, mais uma vez, caro!) onde paramos para lanchar. De destacar o atendimento óptimo, que contrastou com o da outra vez!

6 comentários:

Anónimo disse...

Beeem, isto é que é um post, sim senhora! Parabéns pelo relato fiel dos acontecimentos dos últimos tempos! A verdade é que têm sido dias muito bem passados, Lili. Beijinhos grandes****

Anónimo disse...

Excelente post, sem dúvida!
Fez-me ter saudades de Paris!

Andreia disse...

oh fernando, adivinha qual é o meu quadro, adivinha!!!

Anónimo disse...

Andreia, digo-te qual é o meu favorito: o do canto inferior direito.

Andreia disse...

!!!!!!!!!!! =O =O =O É O MEU!!!!

Anónimo disse...

Parabéns! Temos artista!
Eu gostei da composição com motivos naturais, das tonalidades e da fluidez das formas.
Se estivesse à venda, eu provavelmente pensaria em comprá-lo. Acho que esse é o melhor elogio que poderia fazer à tua arte.
Continua a pintar!

 
design by suckmylolly.com