É o nome do guia que comprei na Gibert Joseph que me levou a Lyon, a 3ª cidade de França. Partimos sexta feira à noite no ultimo TGV em direcção a Lyon Perrache, com honras de 1ª classe e tudo. Fizemos 460 Km em pouco mais de 2 horas e com muita serenidade. A cidade é em tudo diferente do que imaginava. Longe da confusão parisiense e com a paisagem dos dois rios que banham Lyon, o Rhône e Saône, existe uma mistura de ares campestres e urbanismo, com um centro histórico classificado pela UNESCO como património da humanidade. Aliás a minha primeira impressão quando saí da gare do TGV foi "cheira a campo".
Os transportes públicos a funcionarem perfeitamente, limpos e sem maus cheiros!
Para mim a cidade é feita de contrastes. Desde Fourvière "La coline qui prie", com a sua basilique Notre-Dame, descendo para a Vieux Lyon, passando por Terreaux e a Place de Bellecour, todos os arrondissements têm a sua particularidade. Tiramos também um tempinho para ir até à Croix-Rousse e o parc de la Tête d'or que foi sem dúvida o melhor parque onde já estive, com um Jardim Botânico verdadeiramente invejável.
A vista da colina de Fourvière para Lyon
Vieux-Lyon
Site archéologique
Sobre o Saône. Humm, esta paisagem faz-me lembrar algo...
Fresque des Lyonnais, ilustra 24 personalidades que marcaram a história de Lyon. Impressionante!
O Hôtel de Ville
Croix-Rousse
No Parc de la Tête d'or
Foi sem dúvida um grande fim de semana!
Para terminar, chegar a Paris à 1h da manhã, estar a chover torrencialmente e uma fila sem fim para os Taxis...
3 comentários:
no comments... vou imitar a tua amiga Elva e ser invejoso :P
Mais uma viagem fantástica, de certeza! Eu também tenho inveja... aproveita-me bem essa França, ouviste, ó emigrante? :P Bisou
Ai qe saudades !
Ai qe vontade !
Ai qe imagens !
* *
Enviar um comentário