Este blog esta desactualizadissimo em parte devido aos feriados de Maio, que em França são 3 e, este ano, ficaram muito bem localizados no calendário semanal como já se vai perceber pelos próximos posts. Para aproveitar o feriado do 1 de Maio e respectiva ponte nada melhor que passear! Desta vez fui até Londres com o Ricardo. Como ele vinha do Porto e eu de Paris decidimos que o nosso encontro deveria ser em Victoria Station que é um ponto de convergência dos Bus que vêm de aeroportos secundários, do Tube (metro), dos comboios e dos outros Bus da cidade, uma espécie de Chatelet de Paris. Depois de várias horas à espera, ele lá chegou e pudemos finalmente ir deixar as nossas malas no Hostel. Ficamos em Peckham que é mais ou menos no Sudeste de Londres. Estava à espera de um quarto num local com muito mau aspecto mas acabei por ficar agradavelmente surpreendida porque o quarto, apesar de pequeno, tinha tudo o que é essencial e era, sobretudo, limpo. Como iamos estar 4 dias um oyster com travelpass compensa largamente porque podemos movimentarnos livremente em todos os transportes dentro das zonas escolhidas, isto porque os transportes públicos em Londres são caros (à semelhança de todas as outras coisas!). Já tinhamos escolhido os hotspots a visitar na nossa curta estadia e conseguimos mesmo fazer tudo o que tinhamos planeado em parte porque o tempo ajudou uma vez que so choveu 1 ou 2 vezes e no resto do tempo até esteve calor!
Fomos a Westminster, Buckingham Palace onde conseguimos ver a cerimónia tradicional da mudança da guarda. Bem, não consegui ver muito bem tal era a quantidade de gente mas lá pro fim consegui chegar perto das grades. No final ainda vimos a Rainha a sair do Palácio. Na verdade não tenho bem a certeza se era ela porque sairam bastante rápido mas pareceu-me ser. Adorei o facto dos museus em Londres serem gratuitos o que foi óptimo para poupar um dinheirinho e também porque pudemos ver aqueles mais conhecidos. Visitamos a National Portrait Galery, o Tate Modern, o Natural History Museum que me decepcionou porque parecia um parque infantil, e as duas grandes surpresas: o Science Museum e o British Museum. Digo surpresas porque adorei este dois museus. O da Ciência porque achei verdadeiramente fantástica a diversidade e qualidade das peças em exibição, especialmente a parte do espaço, da Biologia e da Medicina. Quanto ao British Museum achei o edificio mesmo muito bonito e surpreendeu-me a qualidade da colecção sobre o Egipto, especialmente a Pedra de Rosetta claro!
Eu em Westminster
A fabulosa Pedra de Rosetta, no British Museum
Claro que quem visita Londres não pode deixar de assistir a um musical. Já tinhamos comprado os bilhetes on-line previamente (assim ficam muito mais baratos) e ainda incluiam um almoço num restauante Francês perto do teatro. Ironicamente, em Paris nunca comi num restaurante francês, foi preciso ir a Londres... Foi a melhor refeição que tive porque de resto só comiamos fast-food porque os preços eram inimagináveis...
Claro que quando cheguei a Paris tive que fazer uma desintoxicação de toda esta junk-food... Outro aspecto positivo da nossa visita a Londres foi o facto de estarem em época de saldos (pelo menos algumas lojas) o que deu pra fazer umas comprinhas bem económicas! No último dia ainda tentámos ir à Madame Tussauds mas as filas de espera eram enormes. Optamos então por ir ao London Eye que é uma espécie de Roda gigante misturada com teleférico e de onde se pode apreciar a paisagem Londrina bem lá de cima. Apesar de ser engraçado os 30 minutos de voo não compensam as 15,50£ / pessoa...
O Ricardo no London Eye
Eu e o Ricardo no London Eye
A minha ida para Paris foi algo conturbada apesar de ir para Heathrow o que à partida poderia significar melhores acessos já que está mais perto da cidade. No entanto o meu voo saía do novissimo terminal 5 utilizado exclusivamente pela British Airways e o voo era às 6.15h... Dado que o metro não funciona à noite, ter que apanhar 2 bus às 2-3h da madrugada não é nada agradavel! Cheguei a Paris CDG às 9h, à Cité às 10h e ao Cochin às 11h. Depois de uma noite sem dormir, aquele dia de trabalho parecia que nunca mais acabava!
No final de tudo, gostei imenso da cidade, especialmente do metro ser limpo e não cheirar mal como em Paris (não me venham dizer que o metro/RER de Paris é escuro, feio e cheira mal porque é antigo; o de Londres é ainda mais antigo e veja-se a diferença...). Espero lá voltar brevemente para conhecer as zonas mais periféricas que não tivemos tempo de visitar!
Eu em Picadilly Circus
2 comentários:
As Fotos:
Desculpa lá, Wetminster vejo, mas a ti não.
Fabulosa Pedra? Fabulosa é a carinha que está ao lado.
Ricardo nas alturas, melhor não podia ser.
As cabines telefónicas vermelhas, sobressaem sempre na paisagem, mas quando está uma portuguesinha a sair de lá de dentro, sobressaem muito mais.
Picadilly Circus, o Mundo encontra-se.
Lindo! Que inveja! tens de la voltar...Irene
Enviar um comentário