segunda-feira, 31 de março de 2008
Francês macarrónico
Publicada por Li à(s) 22:30 2 comentários
Goodbye Diamond Man!
À noite houve jantar do Fernando, o nosso Diamond Man que, com muita pena minha, regressa a Glasgow e que vai deixar muitas saudades... Espero visita no próximo ano Fernando!
Publicada por Li à(s) 22:19 1 comentários
Passeio a Rouen
Tão lindos!
Publicada por Li à(s) 21:35 1 comentários
quinta-feira, 27 de março de 2008
Eu, o Ricardo e a máquina fotográfica
E no resto do fim de semana prolongado, porque aqui é feriado na 2ª feira de Páscoa, eu e o Ricardo (e a máquina fotográfica claro!) andamos a passear. Como qualquer verdadeiro turista que passeia mesmo debaixo de chuva e frio, nós andamos nos bateaux mouches que são os uns barcos tradicionais que percorrem o Sena e onde se podem ver alguns monumentos da cidade.
No Domingo, mais um passeio. Desta vez fomos ao Chateau de Versailles e mais uma vez tivemos que enfrentar filas intermináveis . Para quem conhece/gosta da história de Marie Antoinette vai adorar visitar o Palácio, especialmente se tiverem visto o filme da Sofia Coppola porque foi filmado aqui. O Palácio é fantástico, ainda conserva pormenores incriveis como a roupa das camas, os sofas, os lustres. E não menos fantásticos são os Jardins de perder de vista! Apesar de ser fora de Paris, o Chateau de Versailles é uma visita obrigatória.
Publicada por Li à(s) 22:34 1 comentários
Festa da Xana
Publicada por Li à(s) 22:21 2 comentários
sábado, 22 de março de 2008
O meu quartinho IKEA
Tão giroooo!
Viemos super carregados mas valeu a pena :D
Publicada por Li à(s) 02:09 3 comentários
O frio e o Arco de Triunfo!
Estava tanto frio que o ricardo teve que comprar este gorro!
Ali está o Arco de Triunfo bem no fundo da avenida dos Champs-Elysées
Publicada por Li à(s) 01:43 0 comentários
sexta-feira, 21 de março de 2008
Quartier Latin
A igreja de St-Séverin
Depois de andar e andar, deparei-me com La Sorbonne que é a sede da Universidade de Paris, num edifício espantoso, aliás como a maior parte dos edifícios de Paris! Apesar de (já) estar gelada continuei o meu passeio, até encontrar o Panthéon (Panteão), mais uma vez, fantástico!
Panthéon
Dentro do Panteão é de salientar a cripta onde, entre imensas colunas, estão sepultados muitos franceses célebres. Enquanto continuava o meu passeio, encontrei, por acaso, uma outra igreja com fachadas fntásticas, que depois percebi ser St-Étienne-du-Mont. Entrei para ver a Igreja, e por acaso estava a decorrer uma missa que para meu grande espanto estava a ser celebrada em Inglês!! Sentei-me num dos poucos lugares livres e assisti ao resto da missa. Depois percebi que existe ali nas redondezas uma forte comunidade Irlandesa e que neste dia estavam a celebrar o St. Patrick's Day e daí a explicação para a Igreja estra repleta de pessoas com aparência não francesa, digamos assim! No final tivemos o privilégio de assistir a uma demonstração de gaita de foles porque estavam presentes dois oficiais do exército Irlandês. Sem palavras!
A Igreja de St-Étienne-du-Mont
A música do oficiais irlandeses
Publicada por Li à(s) 00:43 0 comentários
terça-feira, 18 de março de 2008
A festa de sábado à noite
É verdade, sábado foi também dia de festa cá em casa para comemorar o aniversário do Zeca e do Samuel. Finalmente o meu cartão de memória cooperou comigo e deixou-me passar as fotos. Aqui fica uma só com meninas :p
Publicada por Li à(s) 23:27 1 comentários
domingo, 16 de março de 2008
E um dia de passeio já fazia falta, não?
Ainda a deambular por esta zona que é caracterizada pelas boutiques, cafés e restaurantes, encontrei esta loja de guarda-chuvas mesmo muito giros e originais. Não tinham preço visível mas arrisco-me a dizer que não deviam ser para qualquer um! Reparem no pormenor da parte supeior da porta da loja com aqueles guarda chuvas decorativos.
Apesar de já não ser nesta zona, depois de tanto caminhar encontrei a Igreja de St-Sulpice (zona do Luxembourg). A torre norte da Igreja está a ser restaurada por isso aqui fica a foto possivel!
No interior, logo à entrada tem três murais fantásticos de Delacroix, um deles no tecto, que foi o que gostei mais.
Já no exterior, na place de St-Sulpice existe a "Fontaine des Quatre Points Cardinaux", em que tem a escultura de importantes bispos em cada um dos quatro pontos cardeais.
E há algo melhor para terminar um dia de passeio do que uma festa? Pois, eu também acho que não! Hoje houve então festa no foyer! O cartão de memória da minha máquina fotográfica está a dar comigo em doida e por isso não consigo passar as fotos da festa nem as de domingo... Assim que conseguir (se conseguir...) ponho aqui as fotos!
Publicada por Li à(s) 20:05 1 comentários
Soirée Caledonienne
Publicada por Li à(s) 19:42 1 comentários
sexta-feira, 14 de março de 2008
Acabaram os passeios, venha o trabalho!
Publicada por Li à(s) 00:27 2 comentários
quarta-feira, 12 de março de 2008
A visita que faltava
A outra grande surpresa foi o tamanho gigantesco da torre! Só quem lá está é que percebe a magnitude. Bravo senhor Eiffel! Queria subir nos elevadores mas estavam tantos turistas nas filas que não tive paciência. De qualquer modo quero mesmo cá voltar à noite e por isso acho que subo nessa altura!
É fantástica não é?
É também aqui que se encontram os restos mortais de Napoleão. No entanto não consegui entrar para visitar porque já estava fechado... Fica para a próxima!
Depois passei o resto do dia/noite a arrumar as minhas coisinhas que finalmente chegaram de Portugal!!
Publicada por Li à(s) 23:56 0 comentários
terça-feira, 11 de março de 2008
A tempestade chegou
Publicada por Li à(s) 00:30 1 comentários
domingo, 9 de março de 2008
Um Domingo aqui em casa
Apesar de uma grande parte da RAG (Résidence André de Gouveia ou Maison du Portugal) ser habitada por portugueses (60-70%) é política da Cité existir sempre diversidade cultural, tentando que cada residência possua habitantes de várias nacionalidades. Acho que é este conceito que torna a Cité um local inigualável em termos de riqueza cultural, por isso, tenho mesmo que aproveitar a minha estadia aqui!
Publicada por Li à(s) 22:39 1 comentários
sábado, 8 de março de 2008
Peripécias
Publicada por Li à(s) 20:10 0 comentários
sexta-feira, 7 de março de 2008
Os primeiros dias...
Quando finalmente cheguei à recepção, tive que falar com a Valentine no meu Francês fluente (!) e ela comigo, mas lá nos entendemos. Lá me fui instalar no meu quartinho, nº 003, por sinal no pior piso da casa mas enfim... As pessoas cá de casa parecem realmente simpáticas e a Andreia, como era a vez dela de fazer o jantar para o pessoal, convidou-me para jantar com eles o que foi realmente agradável e assim fiquei a conhecer algumas pessoas que também moram cá.
Este é o meu quartinho!
Na 4ª feira de manha fui acordada pela senhora da limpeza e aproveitei para ir dar uma volta por esta zona e acabei por ir à cafetaria da maison tomar um expresso que, diga-se a verdade, não é digno desse nome, e aqui está a vista da esplanada, trés tranquille...
Depois aproveitei para ir tirar o meu passe, a carte orange. De tarde fui finalmente ao Institut Cochin conhecer a minha orientadora e claro que me perdi um pouco a lá chegar porque aquela zona é confusa com o Hospital e a Faculdade de Medicina e o Institut na mesma zona. Lá acabei por encontra-la e ela foi muito simpática, mostrou-me o laboratório, a minha bancada e a minha secretária, sim eu tenho uma secretária com um PC só para mim! Aproveitei o resto da tarde para ir passear um pouco e fui até Les Halles que é uma área na margem direita do sena. Quando lá cheguei pensei que estava noutro país porque havia uma agitação tremenda com imensa gente na rua, enfim, parecia uma selva! Segundo o meu fiel guia American Express, esta estação de metro é a mais movimentada do mundo!!! Depois percebi o porquê de tanta agitação uma vez que nesta zona existem imensas lojas com preços muito acessiveis. Além de toda esta agitação comercial, é também nesta zona que está a Igreja de St-Eustache e o famosíssimo Centre Pompidou (Museu de Arte moderna) que eu aproveitei para visitar claro! E como já passava das 18h a entrada foi gratuita (para <26>
O Centre Pompidou
A igreja de St-Eustache e a escultura l'Écoute, de Henri de Miller
Na quinta-feira fui a um lab meeting ouvir uma apresentação toda em francês! Surpreendentemente, acabei por compreender porque os slides tinham muita informação escrita e como eu costumo dizer, a partir do momento em que chegamos a Paris ficamos logo "primed" para falar e compreender o Francês, ou pelo menos tentar! À tarde, entre compras no supermercado, aproveitei para ir dar mais um passeio, desta vez fui até à Île de la Cité. Para todos vocês que nuca ouviram falar, é uma ilha em forma de barco que está sobre o Sena e que contém as origens de Paris. Esta zona é conhecida pelo Marché aux Fleurs et Oiseaux (Mercado de flores e pássaros), pela Sainte-Chapelle e claro por Notre-Dame que fui visitar! A Igreja é simplesmente linda, e foi engraçado ver que apesar da quantidade imensa de turistas existem padres que estão em confessionários a que qualquer pessoas se pode dirigir e que até falam várias línguas, imagine-se!
A fachada Oeste de Notre-Dame
Vista do interior
Apesar do frio intenso, acabei por ir passear nas margens do Sena que tem paisagens de tirar a respiração!
A pirâmide do Louvre
O Arc de Triomphe du Carrousel com a vista da Torre Eiffel iluminada
Publicada por Li à(s) 13:09 1 comentários