quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Voto por correspondência

Parece que afinal já não teremos que ir ao Portugal para votar... (note-se que foi escrito assim por mim propositadamente já que a minha faceta de emigrante recente ainda não me faz escrever ou dizer "ir ao Portugal"!).

Obrigada ao meu tio David que me enviou este cartoon genial!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Só para fazer inveja :D

Hoje quando acordei e abri a minha cortina tive uma grande surpresa. Foi esta a paisagem que vi:

Très joli!

sábado, 31 de janeiro de 2009

E voltamos à PIDE

Ontem à noite fomos até ao foyer como habitualmente, ou não fosse este o único espaço em que podemos estar a conviver, ainda mais ontem em que passavamaos os últimos momentos com o Nuno antes dele regressar definitivamente a Portugal. Algures a meio da noite o segurança da casa passou lá a reclamar que estávamos a fazer uma soirée para a qual não tinhamos autorização. Claro que aqui o nosso conceito de soirée não era o mesmo desse senhor. Segundo o seu ponto de vista aquilo tratava-se de um "ajuntamento" de pessoas (éramos 19) e tinhamos música alta que parecia estar a incomodar os outros residentes que queriam dormir. Para quem conhece a casa sabe perfeitamente que mesmo quando há soirées "a sério" ninguem nos outros andares ouve a música. Muito menos ontem em que tinhamos música ambiente com umas colunas portáteis de iPod. Mas para ele era uma soirée. E nós como residentes parece que temos que impedir os outros residentes que têm direito a estar no foyer, de lá entrar quando esse número é alto. Enfim... Os seguranças da cité foram chamados mas recusamo-nos a sair porque afinal temos o direito de lá estar a falar, que era o que estávamos a fazer. Depois de "negociações" infrutíferas lá chamaram o director às 4 da manhã. Aqui assistiu-se a uma das maiores injustiças que esta casa já viu quando ele mandou todos regressar aos seus quartos. Não me ocorre outra palavra pra descrever isto que não seja RIDICULO. Parece mesmo que voltámos aos tempos em que havia a PIDE que fiscalizava e impedia os "ajuntamentos" de pessoas...

domingo, 25 de janeiro de 2009

Mais um update

Mais uma vez o blog está muito desactualizado. Não por falta de coisas interessantes a contar mas sim porque o tempo é pouco para isso. Pois isso resolvi hoje começar a tentar fazer mais um dos updates do costume.

Desde o último post muita coisa se passou. Foi Natal, que passei em Portugal, mas houve também o Natal na Maison du Portugal. Fizemos uma espécie de "amigo secreto" com troquinhas de prendas e foi muito giro. A minha "amiga" era a Marta e eu era a "amiga" do João. Foi giro e um bom momento antes do Natal.



Mais próximo do Natal e mesmo antes de voltar a Portugal, o fantástico comité de Residentes ainda organizou um jantar de Natal com todas as coisas tradicionais que não podiam faltar. Desde o bacalhau, o peru, as rabanadas, a aletria, os sonhos, o leite creme e muito mais. Deu um trabalho indescritivel mas valeu a pena! Depois do jantar houve ainda mais uma já habitual fantástica festa! No dia seguinte ainda houve o tradicional farrapo velho, feito por mim!



Depois foi altura de ir a Portugal para o Natal e passagem de ano e também aproveitar ara trabalhar um bocadinho no meu lab do ICBAS, que foi uma sensação algo estranha e preparar a minha apresentação para o ano probatório em Janeiro quase na véspera de regressar a Paris. Por isso esta quadra festiva para mim não foram férias e descanso mas enfim... Ainda antes de voltar tive a felicidade de ver nevar no Porto, coisa que eu nunca tinha visto nem sabia que já tiha acontecido, mas pelos vistos aqui há uns anos aconteceu o mesmo. Portanto tive a oportunidade de repetir a sensação que já tinha vivido aqui em Paris de sentir a neve a cair, ainda que no Porto tivesse menos intensidade. Lá se passou a apresentação e finalmente elevei o meu estatuto a aluna "definitiva" do ICBAS lol

Voltei a Paris preparada para o muito frio que via nas notícias, temperaturas que atingiram -10ºC na semana anterior ao meu regresso. Quando vinhamos a aterrar, tudo ainda estava coberto de neve que não tinha derretido. E quando cheguei à Cité foi isto que vi:


Voltar a Paris foi também voltar à rotina do (muito!) trabalho... Fiz uma apresentação na "Journée des Doctorants 2009" sobre o meu trabalho até agora num auditório com capacidade pra 600 pessoas, com microfone e tudo, enfim, um terror autêntico mas até não correu mal.

Num destes dias fui a "Rainha do Frangipani" lá no hospital. Nesta altura depois do Natal comem-se "Galettes des Rois" que é uma espécie de tarte com massa folhada e recheio de pasta de amêndoa muito boa mesmo. E à semelhança do que o nosso Bolo-Rei tinha, tem uma espécie de brinde dentro e a quem sair é a Rainha ou Rei, em conjunto com mais uma data de outras tradições que nunca tinha ouvido falar. Depois cheguei a casa e o Daniel tinha comprado uma pra nós. Parece que até ao fim do mês de Janeiro vai-se comendo estas galettes porque ainda hoje houve outra mas desta vez para o meu departamento.

O meu laboratório está agora mais cheio ainda com a chegada de um pos-doc e uma "master" com uma voz irritante... E portanto mais cheio significa mais confusão e menos paz, isto só contrariado pela Nespresso óptima que a chefe nos ofereceu no Natal e por isso agora tomo cafés dignos desse nome :P

No fim de semana passado foi o aniversário do João. Ele fez um jantar pra todos e teve direito a bolinho de aniversário feito por nós e cantamos-lhe os parabens em 10 linguas difererentes que representavam a nacionalidade nas pessoas presentes no momento: Português, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Chinês, Senegalês, Romeno e Turco, incrivel! Alem das prendas a Paula fez-lhe um video girissimo.

E estes estes tempos têm-se passado assim, espero ter mais tempo e paciência para ir fazendo posts não muito atrasados!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Cosi weekend

No fim de semana passado o Pedrocas veio cá a Paris agora na forma de ex-residente-turista visitar-nos. Fomos à Ópera mais uma vez. A obra escolhida foi o Cosi Fan Tutte de Mozart e para variar um bocadinho foi no Théatre dos Champs-Elysées. A história é muito engraçada e leve, já não gostei tanto da música, algo lenta e monótona… A sala em si era muito engraçada, o mesmo não se pode dizer dos bancos desconfortáveis, baixos e sem espaço para as pernas… De resto foi tudo engraçado, até mesmo o jantar after-ópera, que não foi tão fancy como eu queria dado que o espectáculo acabou às 23.30 (quase 4 horas…). De qualquer modo comemos com uma vista privilegiada em plena Avenue des Champs Elysées que já está com a iluminação de Natal fantástica! O resto do fim de semana foi calmo, com poucos passeios devido ao intenso frio mas deu para relembrar os “velhos” tempos!

DSC03462DSC03473DSC03477  

 

 

 

 

 

 

DSC03469

 DSC03474

DSC03482

domingo, 30 de novembro de 2008

Chocolate e Chocolate

Para aproveitar o feriado do 11 de Novembro (Armistice) que calhou numa óptima 3a feira o que implicou uma ponte na 2a não há nada melhor que ir passear. Desta vez fui com a Marta até à Bélgica conhecer a parte flemish: Bruges, Antuérpia e Bruxelas.

A nossa aventura começou com uma viagem atribulada na 6ª feira no TGV que nos levou até Lille onde teriamos que mudar de TGV, pelo menos pensávamos que era só isso. Não. Tivemos que ir num autocarro que fez a ligação até Mouscrou, uma cidada Belga na fronteira, no meio do nada e com um frio de morte. Aí, esperar pelo outro suposto TGV que não era mais que um combóio inter-cidades que nos levou até Bruges.

Bruges

Lá chegamos às 22.40 e com stress pois tinhamos que chegar ao hostel até às 23h, hora a que fechava. Ficamos no Passage, super referenciado no meu guia Lonely Planet. O ambiente era giro e acolhedor mas dado que era a nossa primeira experiência num hostel, não estavamos muito preparadas para o dormitório misto comum com 8 camas… À hora que chegamos já estava toda a gente a dormir (estranho!) e tivemos que procurar o numero das camas com a luz do telemovel… Resolvemos ir sair para dar uma voltinha e enDSC03229contramos um pub mesmo muito giro perto da praça principal com uma lareirinha amorosa e gente simpática que preferia falar inglês que francês, como depois percebemos que era normal na parte flemish da Bélgica! No dia seguinte lá fomos explorar Bruges que é realmente lindíssimo, acolhedor, enfim, mignon! Vimos a praça central a catedral e outros edíficios com nomes impronunciáveis. Mas o melhor de Bruges é realmente o chocolate que pode ser encontrado loja sim, loja sim e sempre com óptimo aspecto. Eu e Marta, como verdadeiras gulosas, não resistimos e entramos (e compramos!) em quase todas!

Aproveitamos a localização quase costeira de Bruges, apanhamos um comboio e fomos até Knokke que é uma cidade (ou se rá só vila?) memso à beira-mar porque isto de eDSC03295star em Paris muito tempo sem mar não faz muito bem! Depois de andarmos uns km lá chegamos à praia e conhecemos o mar do Norte que não cheirava a mar e tinha uma cor assim acizentada, já para não falar no frio terrível que estava. Aliás, durante estes dias estava tanto frio que a minha pele de bébé que não está habituada ficou queimada e até esfolou…

Lá voltamos até Bruges onde apanhamos mais um combóio, desta vez até Antuérpia.

DSC03242 DSC03246

DSC03263DSC03239 

DSC03264

DSC03292 

DSC03290

DSC03260

Antuérpia

E mais uma aventura para encontrar o outro hostel, Op Sinjoorke Antwerpen, que ficava no meio de um jardim com um lago e a ponte que ligava um lado ao outro estava fechada pra obras… No escuro, eu e a Marta percebemos que teriamos que passar directamente por um relvado enorme (isto sempre com a mala atrás…) e lá chegamos depois de andar quase 1h. A senhora da recepção disse-nos que havia um caminho muito mais perto, tipo 5 minutos, por dentro do jardim. E era suposto adivinhar-mos? E que tal descrever isso no site? incompetência… Enfim, fomos conhecer o nosso quarto, desta vez um dormitório feminino que partilhamos com 2 alemãs mas ao contrário do Passage não era nada acolhedor. Tinha um ar super sombrio, húmido, com os beliches em ferro… No dia seguinte lá saimos para conhecer a cidade, de que não gostei tanto como de Bruges pois tem uma arquitectura muito misturada, com os edíficios típicos lado a lado com noDSC03308vos prédios super modernos. Uma coisa óptima é a quantidade de lojas fashion com desiners exclusivos. Mesmo as outras lojas tinham sempre óptimo aspecto, tudo com muito bom gosto. Lá andamos a passear e a ver edifícios e catedrais outra vez com nomes que não consigo escrever!

Depois de um almoço num restaurante italiano, não resistimos ao cheiro dos gauffres com chocolate belga e, apesar de não termos fome nenhuma, lá comemos um gauffre e fomos apanhar o combóio pra Bruxelas a rebolar!

DSC03309DSC03318DSC03311DSC03335

DSC03330

Bruxelas

Chegadas a Bruxelas fomos tratar de encontrar o nosso hotel. Este foi mais fácil de encontrar e que bem que soube ter um quarto duplo só pra nós, com uma casa de banho privativa com banheira e tudo! Estavamos tão cansadas que chegamos (ainda a rebolar!) e fomos dormir até ao dia seguinte. Foi nesta altura que percebemos que iaDSC03370mos ter um problema para tomar banho pois o nosso quarto e outro eram os únicos com uma espécie de cilindro e então a água quente não chegava para todos… Lá tivemos que ir utilizar a casa de banho de outro quarto que estava livre, enfim… Neste dia apoveitamos para visitar a capital. O centro histórico vale a pena certamente! Fora isto não achei a cidade nada de especial nem tão amorosa como Bruges. À noite fomos visitar o quartier “europeu” que é onde está o edifício da Comissão Europeia que é realmente feio! Depois fomos jantar devidamente ao “Brussels Grill”, um pavé de boeuf avec sauce aux trois poivres. Delicioso para terminar a viagem. No dia seguinte voltamos a Paris, cansadas mas contentes!

DSC03360

DSC03365

 

 

 

 

 

DSC03376

DSC03371

 

 

 

 

 

 

DSC03399 

DSC03419

 

 

 

 

DSC03431

 

 

 

DSC03381

 

 

DSC03439

 DSC03432

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Halloween

Uma festa que não poderia deixar de ser festejada cá em casa! Com todos vestidos a rigor a festa foi realmente muito gira! As maquilhagens profissionais claro só são possiveis porque a Paula é um talento! Ficam as fotos que afinal é isso que interessa (são muitas fotos mas havia tantas e tão giras que tive dificuldades em escolher)!

DSC_0025DSC_0083

DSC_0078DSC_0041

DSC_0005DSC_0136DSC_0017 DSC_0070

 
design by suckmylolly.com